segunda-feira, 18 de maio de 2015

Mas que bela Linguagem!





Por aqui os textos são cada vez mais complexos e percetiveis, 

Retratam bem a noção que as crianças vão tendo da realidade, a sua realidade! 
Partilham as suas vivências de forma cada vez mais consciente e pedem muitas vezes para nós escrevermos o que estão a dizer.

Mais uma importante aquisição no domínio da linguagem. 




Mais uma boa visita da Selma




Mais uma vez a Selma brindou-nos com as suas visitas sempre tão misteriosas! Tinha uma saquinha na mão e dizia baixinho que vinha de lá uma surpresa. 
Vinha contar-nos a história "Os Três Porquinhos" com muitos objetos em que podemos mexer e ajudar a construir a história.
Foi mesmo magia o que aconteceu neste momento!
Obrigada pelo miminho...

Ginástica no Exterior


 A semana passada com a chegada do sol decidimos fazer ginástica na rua. 
Fizemos um circuito e muito bem concretizado!








Dia da Mãe


O dia da Mãe teve muita ternura e encanto em todos os momentos. 
Convidámos as mães a vir à escola e tínhamos muitas surpresas à espera.
Havia à disponilibidade e de livre escolha vários pontos atrativos para que mães e filhos pudessem estar juntos... 


Cabeleireiro, dança, espaço zen eram algumas das possibilidades.


Foi um dia cheio de bons momentos e com muitos sorrisos!
 Mas que dia delicioso...

segunda-feira, 27 de abril de 2015

As famílias voltam a reunir-se...


 Em jeito de "conversa" as famílias juntaram-se para partilhar e refletir sobre o que de mais importante as une...a tão desafiante tarefa de educar um filho para o Mundo!
 

Haviam dois envelopes em cada mesa.
No 1º várias imagens que conduziam a um assunto que devia ser debatido e organizado em grupo.
No 2º a palavra (Autonomia, Regras e Limites, Brincar e Comunicar).
 

Organizados em grupos foi dado um tempo para as famílias partilharem ideias, estratégias e encontrarem um caminho no que diz respeito à educação das crianças.
No final houve tempo para cada grupo, encontrando um porta-voz, comunicar ao grande grupo as descobertas que tinham feito.  
Foi um momento rico em partilha, encantador por terem chegado à conclusão de que todos têm as suas mais-valias e os seus aspetos a melhorar enquanto família.
Descobrimos que enquanto grupo de famílias também evoluímos bastante ao longo deste tempo que ESTAMOS JUNTOS.
 
Obrigada a todos pela vossa presença

sábado, 11 de abril de 2015

Organizando o trabalho a pares


Por aqui as crianças estão cada vez mais implicadas e envolvidas no processo de organização do trabalho da sala.
A pares e em pequenos grupos vão dando sugestões e ideias de coisas que podemos fazer e que querem fazer.
Estão cada vez mais conscientes de que aquilo que dizem é escutado e posto em prática.
Desta vez a Marta e a Catarina ao ajudar o adulto a fazer o registo diário do que fizemos estavam a combinar que podiam fazer um teatro do Capuchinho Vermelho para os meninos das outras salas.
Mas que grande ideia!


Comunicamos o que Somos


Por aqui as crianças continuam a trazer diariamente objetos do seu dia-a-dia com a vontade de partilhar com os outros aquilo que vivem fora da escola.
O momento da reunião da manhã é o tempo de eleição para que todos tenham espaço de partilha daquilo que é "seu".

Livros, brinquedos, flores são algumas das coisas especiais que entram na nossa sala pela mão das crianças.
Dar-lhes voz e possibilidade de explicar o que trazem e porque trazem implica que as crianças treinem as suas competências linguísticas e a sua exposição perante o grupo.

Todos ganham com estas partilhas.  Os que trazem e os que recebem aprendendo a valorizar estes momentos tão ricos.
Esta semana a Diana presenteou-nos com um livro "Vamos brincar às escolas" e a Matilde trouxe-nos flores que apanhou com a mãe no caminho para a escola !
Obrigada por se lembrarem de nós.

Mas que dia tão divertido!





No Dia do Pai aconteceu magia na nossa escola! 

Pais, Mães e filhos divertiram-se a valer. 
Estar junto e fazer coisas divertidas juntos era o nosso grande desafio. As famílias aderiram com entusiasmo e o resultado está à vista...

No Atelier podiam fazer Pizza ou folhados de salsicha e havia ainda um ponto de jogos tradicionais como a famosa caça ao rebuçado ou o equílibrio da bola com a colher!

Foi mesmo um dia fantástico!













 


 



domingo, 22 de março de 2015

Dia do Pai

O dia do pai na nossa sala foi vivido com muita tranquilidade e alguns momentos em que conversámos sobre o pai de cada um. 
As crianças fizeram o desenho do seu pai e de si próprias e conversámos sobre aquilo que mais gostam de fazer quando estão juntos. Fizemos uma almofada e um iman para o frigorifico. 
Aguardem pela publicação do Atelier do Dia do Pai na nossa escola. Foi um dia super divertido!

Sessão BébeArte Pais e Filhos

Sessão Pais e Filhos


No passado dia 13 de Março convidámos as famílias a participar numa sessão de BébeArte. 
Juntos Pais e Filhos puderam cantar, dançar e imaginar sem restrições. 
Diversão e Proximidade foram o mote para um momento muito divertido. As famílias puderam viver na 1ª pessoa o que as crianças fazem nas aulas de BébeArte todas as 3ª feiras. 
A adesão das famílias foi, mais uma vez, muito grande e participativa.
Que belo fim de dia...

Por aqui já marcamos as Presenças

Mapa de Presenças



Cada vez mais perto do Jardim de Infância começámos a marcar as presenças na nossa sala.

Já sabemos que a bolinha verde é para os meninos que vêm à escola e a cruz vermelha é para quem ficou em casa. 
Os adultos vão dando uma ajudinha. 
Estamos cada vez mais crescidos. 

Vamos brincar com Água


Na nossa sala estivemos a brincar com Água! 
O desafio era descobrir os objetos que flutuam e os que não flutuam. 
A pares explorámos os objetos e fizemos descobertas espetaculares.

A água entrava no copo do iogurte e desfez o rolo de papel higiénico. 



Ficámos muito intrigados!
Também aproveitámos para salpicar e mexer na água. Adorámos.
Foi mais uma bela oportunidade para aprender e nos divertirmos.


domingo, 8 de março de 2015

O nosso Sentido de Grupo progride a cada dia...

O nosso grupo tem 18 crianças de 2 e 3 anos. Somos 12 raparigas e 6 rapazes e estamos juntos há pelo menos dois anos.

O tempo que passamos juntos e o que vamos construindo uns com os outros vai aumentando de dia para dia o nosso sentido de grupo.
Cada vez mais unidos e com forte sentimento de pertença vamo-nos ajudando com aquilo que cada um tem de melhor!

É uma relação em permanente construção e na qual as famílias estão inteiramente envolvidas. Temos conseguido ir mais além por estarmos juntos neste caminho encantador que é o nosso processo de construção enquanto seres individuais e enquanto grupo. 
A vida do grupo da nossa sala fala por si e está estampada nos nossos sorrisos! Tem sido um desafio que vale muito a pena...

sexta-feira, 6 de março de 2015

Na nossa sala é sempre tempo de brincar. Aprender a Brincar é o nosso grande Objetivo

Adicionar legenda



Este será um espaço de partilha do trabalho desenvolvido na sala 3 da Creche.

Porque acreditamos que a Educação é uma construção da escola e da família contamos com as sugestões e opiniões de todos para que possamos refletir e melhorar sempre a nossa prática pedagógica.

Estamos juntos!


A educação requer amor, entendimento e envolvimento.

Obrigada por fazerem parte de nós...