segunda-feira, 18 de maio de 2015

Mas que bela Linguagem!





Por aqui os textos são cada vez mais complexos e percetiveis, 

Retratam bem a noção que as crianças vão tendo da realidade, a sua realidade! 
Partilham as suas vivências de forma cada vez mais consciente e pedem muitas vezes para nós escrevermos o que estão a dizer.

Mais uma importante aquisição no domínio da linguagem. 




Mais uma boa visita da Selma




Mais uma vez a Selma brindou-nos com as suas visitas sempre tão misteriosas! Tinha uma saquinha na mão e dizia baixinho que vinha de lá uma surpresa. 
Vinha contar-nos a história "Os Três Porquinhos" com muitos objetos em que podemos mexer e ajudar a construir a história.
Foi mesmo magia o que aconteceu neste momento!
Obrigada pelo miminho...

Ginástica no Exterior


 A semana passada com a chegada do sol decidimos fazer ginástica na rua. 
Fizemos um circuito e muito bem concretizado!








Dia da Mãe


O dia da Mãe teve muita ternura e encanto em todos os momentos. 
Convidámos as mães a vir à escola e tínhamos muitas surpresas à espera.
Havia à disponilibidade e de livre escolha vários pontos atrativos para que mães e filhos pudessem estar juntos... 


Cabeleireiro, dança, espaço zen eram algumas das possibilidades.


Foi um dia cheio de bons momentos e com muitos sorrisos!
 Mas que dia delicioso...

segunda-feira, 27 de abril de 2015

As famílias voltam a reunir-se...


 Em jeito de "conversa" as famílias juntaram-se para partilhar e refletir sobre o que de mais importante as une...a tão desafiante tarefa de educar um filho para o Mundo!
 

Haviam dois envelopes em cada mesa.
No 1º várias imagens que conduziam a um assunto que devia ser debatido e organizado em grupo.
No 2º a palavra (Autonomia, Regras e Limites, Brincar e Comunicar).
 

Organizados em grupos foi dado um tempo para as famílias partilharem ideias, estratégias e encontrarem um caminho no que diz respeito à educação das crianças.
No final houve tempo para cada grupo, encontrando um porta-voz, comunicar ao grande grupo as descobertas que tinham feito.  
Foi um momento rico em partilha, encantador por terem chegado à conclusão de que todos têm as suas mais-valias e os seus aspetos a melhorar enquanto família.
Descobrimos que enquanto grupo de famílias também evoluímos bastante ao longo deste tempo que ESTAMOS JUNTOS.
 
Obrigada a todos pela vossa presença

sábado, 11 de abril de 2015

Organizando o trabalho a pares


Por aqui as crianças estão cada vez mais implicadas e envolvidas no processo de organização do trabalho da sala.
A pares e em pequenos grupos vão dando sugestões e ideias de coisas que podemos fazer e que querem fazer.
Estão cada vez mais conscientes de que aquilo que dizem é escutado e posto em prática.
Desta vez a Marta e a Catarina ao ajudar o adulto a fazer o registo diário do que fizemos estavam a combinar que podiam fazer um teatro do Capuchinho Vermelho para os meninos das outras salas.
Mas que grande ideia!


A educação requer amor, entendimento e envolvimento.

Obrigada por fazerem parte de nós...