segunda-feira, 27 de abril de 2015

As famílias voltam a reunir-se...


 Em jeito de "conversa" as famílias juntaram-se para partilhar e refletir sobre o que de mais importante as une...a tão desafiante tarefa de educar um filho para o Mundo!
 

Haviam dois envelopes em cada mesa.
No 1º várias imagens que conduziam a um assunto que devia ser debatido e organizado em grupo.
No 2º a palavra (Autonomia, Regras e Limites, Brincar e Comunicar).
 

Organizados em grupos foi dado um tempo para as famílias partilharem ideias, estratégias e encontrarem um caminho no que diz respeito à educação das crianças.
No final houve tempo para cada grupo, encontrando um porta-voz, comunicar ao grande grupo as descobertas que tinham feito.  
Foi um momento rico em partilha, encantador por terem chegado à conclusão de que todos têm as suas mais-valias e os seus aspetos a melhorar enquanto família.
Descobrimos que enquanto grupo de famílias também evoluímos bastante ao longo deste tempo que ESTAMOS JUNTOS.
 
Obrigada a todos pela vossa presença

sábado, 11 de abril de 2015

Organizando o trabalho a pares


Por aqui as crianças estão cada vez mais implicadas e envolvidas no processo de organização do trabalho da sala.
A pares e em pequenos grupos vão dando sugestões e ideias de coisas que podemos fazer e que querem fazer.
Estão cada vez mais conscientes de que aquilo que dizem é escutado e posto em prática.
Desta vez a Marta e a Catarina ao ajudar o adulto a fazer o registo diário do que fizemos estavam a combinar que podiam fazer um teatro do Capuchinho Vermelho para os meninos das outras salas.
Mas que grande ideia!


Comunicamos o que Somos


Por aqui as crianças continuam a trazer diariamente objetos do seu dia-a-dia com a vontade de partilhar com os outros aquilo que vivem fora da escola.
O momento da reunião da manhã é o tempo de eleição para que todos tenham espaço de partilha daquilo que é "seu".

Livros, brinquedos, flores são algumas das coisas especiais que entram na nossa sala pela mão das crianças.
Dar-lhes voz e possibilidade de explicar o que trazem e porque trazem implica que as crianças treinem as suas competências linguísticas e a sua exposição perante o grupo.

Todos ganham com estas partilhas.  Os que trazem e os que recebem aprendendo a valorizar estes momentos tão ricos.
Esta semana a Diana presenteou-nos com um livro "Vamos brincar às escolas" e a Matilde trouxe-nos flores que apanhou com a mãe no caminho para a escola !
Obrigada por se lembrarem de nós.

Mas que dia tão divertido!





No Dia do Pai aconteceu magia na nossa escola! 

Pais, Mães e filhos divertiram-se a valer. 
Estar junto e fazer coisas divertidas juntos era o nosso grande desafio. As famílias aderiram com entusiasmo e o resultado está à vista...

No Atelier podiam fazer Pizza ou folhados de salsicha e havia ainda um ponto de jogos tradicionais como a famosa caça ao rebuçado ou o equílibrio da bola com a colher!

Foi mesmo um dia fantástico!













 


 



A educação requer amor, entendimento e envolvimento.

Obrigada por fazerem parte de nós...